Converse com a gente ...

Equipe

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Prêmio S@mba-Net

       
Soca; Paulo César Alcântara; Nilce Fran; Jerônimo da
Portela e Daniel Mark. Fotógrafo Pedro Mattos
Contando com a participação de jornalistas, pesquisadores, carnavalescos, dirigentes, desfilantes e pessoas interessadas nas Escolas de Samba do carnaval carioca, as listas de discussões pela internet se tornaram os mais importantes fóruns de debates sobre o carnaval e as Escolas de Samba do Rio de Janeiro. E foi num desses acalorados debates que, em 1999, um grupo de integrantes da lista Rio-carnaval, pioneira nos debates virtuais sobre samba, percebeu a inexistência de uma premiação específica para os desfiles das Escolas de Samba dos Grupos A e B, importantes grupos de base para o carnaval carioca. Decidiu-se então instituir a primeira Premiação S@mba-Net valorizando os melhores nos desfiles dos Grupos A e B, e em 2013 o Grupo Especial passou também a fazer parte da lista de premiados.
Conceição Gomes e Nêgo (Intérprete
da Imperatriz Leopoldinense) Fotógrafo
Pedro Mattos
         E neste sábado último foi realizada a 17ª edição do Prêmio S@mba-Net, na quadra da Unidos da Tijuca, onde foram premiados alas, escolas, profissionais e personalidades do mundo do samba carioca. Foi uma festa grandiosa, com presenças ilustres do cenário carioca e paulista, isso mesmo, São Paulo ficou muito bem representado com a presença da Presidente da G.R.C.E.S. Mocidade Alegre, Solange Cruz. O que só afirma e confirma a universalidade do carnaval, esses encontros, trocas de amabilidade e experiências só tem a acrescentar ao maior espetáculo da terra. Aliás, precisamos MESMO mostrar e demonstrar essa confraternização e respeito mútuo para que as pessoas entendam de uma vez por todas, que a TORCIDA é necessária e justa, mas, há de sê-la feita de braços dados com o RESPEITO
 
Solange Cruz - Presidente da GRCES
Mocidade Alegre. Fotógrafo Pedro
Mattos
        Um evento tão bonito, onde várias agremiações foram premiadas através de seus componentes por: Melhor Escola; Melhor Bateria; Melhor Conjunto de Passistas; Melhor Destaque de Luxo, etc. Não cabia à platéia o comportamento deselegante, em que, quando foi anunciada a ‘Mais Elegante Galeria de Velha-Guarda’, foram recebidos com vaias pelo simples fato de serem da G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis, momento feio e triste, que felizmente foi rapidamente contornado pelo apresentador do evento que ‘passou um pito’ na platéia lembrando que ali estava uma parte importante da história do samba em geral, e surtiu efeito, logo após a esse triste acontecimento, foi chamado ao palco para serem premiados o ‘Melhor Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira’, Claudinho e Selminha Sorriso, também da Beija-Flor, e foram recebidos sob aplausos e até cantaram o samba da escola. Resolvi colocar aqui o vídeo da apresentação do casal como um desagravo à reação da platéia com a Velha-Guarda, e sua remissão com Claudinho e Selminha, e para agradar minha afilhada que é Beija-Flor doente, espero que meu editor não leia isso (risos nervosos).
         Outra personalidade presente foi a carnavalesca, comentarista e julgadora, Maria Augusta, que em entrevista ao E aí?! ao ser perguntada sobre o que achava da apresentação da comissão de frente concomitantemente com o casal de mestre-sala e porta-bandeira, respondeu: 
Maria Augusta em entrevista para o E aí?! Fotógrafo
Pedro Mattos
“- Eu considero que cada quesito deve ser julgado como quesito, cada um com seu espaço, especialmente porque mestre-sala e porta-bandeira, um dos motivos do julgamento é como o casal ocupa o espaço na avenida, então quando há uma junção de coreografia de comissão de frente com mestre-sala e porta-bandeira, a porta-bandeira fica prejudicada no seu espaço pessoal, o quesito pode ser, deve ser observado na evolução completa, e do que já vi quando junta comissão com o casal, o casal de mestre-sala e porta-bandeira fica prejudicado sempre!” (sic passim).

         Bom, concordando ou não com Maria Augusta, temos que reconhecer que nas vezes em que este formato foi apresentado na avenida, ‘deu ruim’ para os casais e suas respectivas agremiações. Enfim, parabenizamos à organização do S@mba-Net por mais um evento que prestigia quem realmente faz o maior espetáculo da terra, e o carinho e respeito com o qual o E aí?! foi recebido.

Velha Guarda da GRES Beija-Flor. Fotógrafo
Pedro Mattos
Robson Garrido - Destaque da Império
da Tijuca. Fotógrafo Pedro Mattos

Destaque de Luxo - Carlos Reis e Intérprete Wander Pires
Fotógrafo Pedro Mattos

Selminha Sorriso e Claudinho - Fotógrafo Pedro Mattos

 Vejam mais fotos nas nossas páginas no facebook https://www.facebook.com/ceicaogomes.blogspot.com.br e no Google+ https://plus.google.com/u/0/b/117802927895392467792/+CeicaogomesBlogspotBrEa%C3%AD/posts/p/pub

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?