Converse com a gente ...

Equipe

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

“PRETO É A RAIZ DA LIBERDADE”

Por Fábio Seabra

Olá queridos seguidores do Blog E aí?!

Sou Fabio Seabra, podcaster aqui do blog, mas hoje gostaria de colocar na forma escrita todo o meu amor e admiração por um povo que me deu estrutura, material, exemplos a serem seguidos e, principalmente, meu amor à minha fé, um caminho para encontrar a minha paz espiritual de maneira consciente e coerente. O POVO PRETO!

Para começar, vamos juntos entendermos o significado da palavra “consciência”, que segundo o Wikipédia é: Substantivo feminino, sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de seu mundo interior.

Bom… ao observar a definição, percebo que não possuo lugar de fala nesse quesito, pois não sou preto, mas me permito invadir o tema como se o tivesse.

Nunca sofri nenhuma discriminação por conta da cor da minha pele ou pela minha etnia, isso aqui no Brasil, mas, quando morei na Europa há alguns anos atrás, mais especificamente em Bruxelas, na Bélgica sofri, SIM! Nesse lugar eu era confundido como sendo de origem marroquina, que é muito discriminada por lá, e acabei por sofrer retaliações, porém quando sabiam que eu era brasileiro os sorrisos e portas se abriam. Enfim, eu era julgado pela minha aparência.

Passei por inúmeras e péssimas situações, como a de entrar em um restaurante vazio e não ser atendido, andar em vagão de trem especial para árabes, (embora brasileiro), de ter que sair de um ônibus por ser ameaçado de espancamento e por aí vai. E isso tudo eu passei no final da década de noventa, bem dizer, há pouco tempo atrás.

O meu objetivo em contar isso a você, leitor, é para mostrar o quanto me sinto envolvido com a questão do racismo aqui em nosso país. Racismo estrutural e não mais tão velado assim, racismo que está desgastado e fora de moda, porém que continua segregando, humilhando e destruindo, cada vez mais, a nossa sociedade.

Sabemos da origem de tudo, mas o que importa é como nos vemos, qual a CONSCIÊNCIA que temos de nós mesmos, nossos valores, nossa importância para a cultura e formação desse país?

Para sanarmos esse mal, acredito que ações e consciências individuais sirvam de exemplo e, a partir daí se faz a consciência coletiva. Sei que movimentos políticos, sociais e culturais são de extrema importância, mas de nada adiantam se não obtivermos a consciência própria.

Acreditarmos no que somos e por que somos, conhecermos BEM nossas origens e história, mas não só a de sofrimento e submissão, precisamos contar nossas vitórias, conquistas, desenvolver de dentro para fora o orgulho que temos de sermos o que somos e como somos. Vamos exaltar nossa alegria em sermos sambistas, jongueiros, capoeiristas, chefes culinários, estilistas, congressistas, médicos, coveiros, engenheiros, advogados, lixeiros, periféricos e humanos.

Vamos mostrar a todos que fazemos parte do todo!

Essa luta começa, em primeiro lugar, dentro de nós ao nos livrarmos das nossas próprias amarras, fortalecida por uma sociedade, ainda, muito perniciosa. Falemos de nós, das nossas referências, das nossas famílias, dos nossos aprendizados pessoais e pontuais. Soltemos ao vento nossa essência, livre e guerreira, sigamos em frente de cabeça erguida, pois somos valentes e sábios. Somos a origem! Portanto, desejo um feliz dia, mês, ano, década, século, milênio de CONSCIÊNCIA negra, parda e dos povos originários.

Grande abraço colorido em todos os sentidos e formas de amar!

6 comentários:

  1. Bravo!!! Não tem como não se sentir fazendo parte desse dia, do movimento, da dor e da consciência. Que para mim é mais humana do que um símbolo de lembrança dentro da sociedade que ainda não está preparada para esta evolução humana e espiritual. Eliana Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais gratidão! Mais admiração.
      Sejamos humanos a cima de tudo!
      Beijos nesse coração lindo!

      Excluir
  2. Se aprendermos a amar uns aos outros como a ti mesmo, estaremos mais humanizados!! Mas, infelizmente tem humanos que nem a si próprio ama.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha! Somos e continuaremos sendo resistência, e Coinsciência. Parabéns pelo excelente texto Blogeaí. 👏🏿👏🏿

    ResponderExcluir
  4. Bravo... Consciência de ser, estar, existir e fazer parte indissolúvel.

    ResponderExcluir

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?