Converse com a gente ...

Equipe

sábado, 8 de abril de 2023

Exposição de Arte Visual no Parque

 

O Parque das Ruínas, em Santa Teresa, recebe a exposição de arte visual OKAN MIMÓ do artista gráfico Fábio Seabra

Fábio Seabra
Foto Maria Luíza Alves
O Parque e as ruínas são os resquícios do Palacete Murtinho Nobre, erguido entre 1898 e 1902. Residência de Laurinda Santos Lobo - a marechala da elegância - grande dama da sociedade e mecenas da Belle Époque carioca, na década de 1920 sua casa era o ponto de encontro do modernismo no Rio de Janeiro. Em seus salões reuniam-se famosos e figuras proeminentes da época, como Villa-Lobos, Isadora Duncan, Tarsila do Amaral entre outros.

Este espaço que sofreu saques e invasões de pessoas em situação de rua após sua morte, pela depredação, já em ruínas, foi tombado pelo Estado e recuperada a alma artística do lugar. Hoje, o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas oferece uma programação cultural eclética e inclusiva, além de ser um mirante da Cidade do Rio de Janeiro.

É neste espaço de memória histórica e artística, que Fábio Seabra lança sua primeira exposição de arte. Okan Mimó em uma tradução livre do iorubá significa Consciência Sagrada, a exposição apresenta três coleções do artista – Lewá Mimó (Beleza Sagrada); Ebun Mimó (Ferramentas/Armas Sagradas) e Urban Arts Mimó (Arte Urbana Sagrada).

As coleções são uma representação da profunda conexão com a espiritualidade e a arte do artista, em uma visão bem particular, é um resgate ancestral para Fábio. A exposição que conta com as poesias de Carolina Rocha (a Dandara Suburbana) e de João Ximenes, e peças do escultor em madeira Cláudio Kfé fica aberta para visitação de 15 de abril a 14 de maio, de terça a domingo das 10 às 17h, a abertura será as 15h do dia 15 de abril – sábado.

 

Release

Cenas Afro-brasileiras são o contexto geral desta exposição, que o artista traz através de suas experiências e da profunda conexão com a espiritualidade e a arte. A alma de Fábio Seabra se reflete em cada criação que projeta, em síntese, este resgate ancestral africano.

Fábio Seabra é Designer Gráfico, Colunista e Podcaster. Desde criança já se via envolvido com as cores e formas, e aproveita para resgatar essas lembranças, que fazem parte desta nova história da arte e do sagrado.

Nessa sua primeira exposição de quadros, OKAN MIMÓ (Consciência Sagrada), serão apresentadas três coleções, uma visão bem particular para dar forma, identidade e personalidade a cada divindade.

Na Coleção Lewá Mimó (Beleza Sagrada), baseada em rostos de Orixás, onde Fabio exalta a beleza que percebe nas divindades, denotando o sentimento e a postura de cada um através de seus olhares e expressões, de Esú a Obatalá;

Na Coleção Ebun Mimó (Ferramentas/Armas Sagradas), ele se baseia nos elementos sagrados que cada Orixá tem como particularidade de sua ligação entre o etéreo e a terra;

Já na Coleção Urban Arts Mimó (Arte Urbana Sagrada), o artista traz uma versão em brochura digital e monocromática, dando um tom minimalista e mais moderno ao Orixá na visão do novo mundo.

Colocando em prática a filosofia UBUNTU, o artista convidou a escritora Carolina Rocha – a Dandara Suburbana – ao poeta João Ximenes e ao escultor Cláudio Kfé para agregar diferentes formas de arte à essa exposição, tornando a exposição um encontro de expressões artísticas.

Artistas Convidados

Carolina Rocha/Dandara Suburbana – Escritora e Doutora em Sociologia - @adandarasuburbana

Cláudio Kfé – Escultor em Madeira - https://www.facebook.com/ateliekfe @claudiokfe


João Ximenes – Escritor - https://www.facebook.com/joao.ximenes.399   @joao_xis

 


Sinopse

Exposição de quadros em canvas - OKAN MIMÓ - serão apresentadas três coleções, uma visão bem particular do artista Fábio Seabra  para dar forma, identidade e personalidade a cada divindade. São elas: Lewá Mimó, Ebun Mimó e Urban Arts Mimó. Cenas Afro-brasileiras são o contexto geral desta exposição, que o artista traz através de suas experiências e da profunda conexão com a espiritualidade e a arte. A alma de Fábio Seabra se reflete em cada criação que projeta, em síntese, este resgate ancestral africano. A exposição fica na Galeria do Túnel do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas de 15 de abril a 14 de maio de 2023, abertura no dia 15 de abril às 15h com entrada gratuita.

Serviço: 

De 15 de abril a 14 de maio de 2023

Abertura: 15 de abril – 15H

Galeria do Túnel

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

Rua Murtinho Nobre, 169  – Santa Teresa

Classificação Indicativa: LIVRE

GRATUITO

Ficha Técnica:

Artista – Fábio Seabra

Artistas Convidados – Carolina Rocha, Cláudio Kfé e João Ximenes

Curadoria/Produção – Conceição Gomes

Filmaker – Victor Ruy

Fotografia – Maria Luiza Alves

Paisagista/Decoração – Lourenço Rodrigues

Produção Artística – Rogério Madruga

Realização – E Aí Eventos e Produções Culturais

Fábio Seabra por Fábio Seabra

Desde moleque já me via envolvido com as cores e formas. Na época havia uma coleção da Abril Editora, chamada História do Brasil, que fazia lançamentos semanais em fascículos, cujos desenhos das capas me fascinavam. Então, pedi a meus pais que comprassem para mim lápis de cor e HB, bloco A4, canetinhas coloridas, guache e até uma coleção de canetas nanquim. Assim, fui levando minha pré-adolescência a copiar cada ilustração das capas dos tais fascículos. Ficava inundado de prazer ao ver uma obra reproduzida, mas não me sentia capaz de criar minha própria obra.

Comecei meus estudos no Curso Técnico de Comunicação da ETEC, porém, tudo mudou quando fui estudar Comunicação Social, na FACHA- Faculdades Integradas Hélio Alonso, e descobri a diversidade cultural brasileira, a possibilidade de me arriscar sem medo ou danos, apenas me expressar.

Meu primeiro estágio foi na Artplan. Após a Artplan, trabalhei por alguns anos na Inffinito Foundation, como Diretor de Arte, onde produzia peças publicitárias que rodaram o mundo através dos festivais de cinema brasileiro promovidos por essa produtora, o Brazilian Film Festival. Foi uma escola de aprendizagem. Depois fui trabalhar como responsável pela área de criação da Conceito BR, uma house da Petrobras.

Hoje faço parte do Blog E aí?! como Designer, Podcaster e Colunista, o que muito me envaidece e me torna pleno como artista.

Em minha arte, a pretensão das cores e formas é não achar os pontos onde elas se harmonizam e sim, se complementam. Eu aceito esse desafio e vou além: crio, invento, valorizo e as entrego aos olhos de todas as coisas, para que possam amá-las como eu as amo.


https://www.okan-mimo.com.br/

Um comentário:

  1. Exposição linda! Parabéns 👏 mais amostra devem acontecer!

    ResponderExcluir

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?